Sobre nós
Aprendizagem Cooperativa
A Aprendizagem Cooperativa Kagan é uma metodologia que enfatiza a cooperação entre os alunos, a participação ativa e a responsabilidade individual em um ambiente de aprendizagem estruturado e tem como principal objetivo promover a aprendizagem acadêmica e social, ajudando os alunos a trabalhar juntos de forma produtiva e positiva.
Por meio do envolvimento e da organização dos alunos em grupos heterogêneos com base em características pessoais e habilidades específicas, os estudantes trabalham de maneira estruturada para atingir os objetivos educacionais definidos pelo professor. Além disso, cada integrante pode receber uma função específica, e todos são encorajados a contribuir de maneira positiva e equivalente nas tarefas, desenvolvendo assim, habilidades acadêmicas importantes, e habilidades para o futuro e a vida em sociedade.
Os quatro princípios da Aprendizagem Cooperativa Kagan são o que distinguem esta metodologia de outras abordagens cooperativas e formas de aprendizado. Esses princípios, que formam o acrônimo PIPA: Participação Equivalente, Interdependência Positiva, Produção Individual e Alta Interação Simultânea, são fundamentais para o sucesso da metodologia. Com eles ativos dentro das estruturas de aprendizagem, conseguimos fazer com que os alunos cooperem, se responsabilizem pelo seu aprendizado, se tornem mais engajados no trabalho em grupo e aumentem a participação nas atividades.
Criada pelo Dr. Spencer Kagan, renomado pesquisador, palestrante, formador de professores e autor aclamado internacionalmente, a metodologia foi desenvolvida sob evidências científicas e diversas teorias de aprendizagem dos mais renomados autores da área educacional, como Lev Vygotsky, Abraham Maslow e Albert Bandura. Na área da neurociência, é possível encontrar referências de Howard Gardner, com as Inteligências Múltiplas e Martin Seligman com a psicologia positiva. No Brasil, há autores que também pesquisam sobre a importância da cooperação e do desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como Lilian Bacich e José Moran que têm diversos livros e materiais sobre as metodologias ativas de aprendizagem.
Atualmente, a implementação e uso das metodologias ativas de aprendizagem são primordiais para a educação do século XXI.
Sabemos que as habilidades mais importantes, sejam elas cognitivas ou socioemocionais, são aquelas desenvolvidas por meio da interação e da aprendizagem ativa, por isso, professores que têm à disposição esse leque tão grande de opções que a Aprendizagem Cooperativa proporciona, estará um passo à frente quando se fala em educação do futuro.
A aplicação da metodologia de Aprendizagem Cooperativa Kagan vai ao encontro do que é necessário para a Educação do século XXI, proposta pela UNESCO, e para o desenvolvimento de habilidades e competências específicas necessárias ao perfil do profissional do futuro.
Em seus estudos, Dr. Spencer Kagan encontrou Sete Chaves para o Sucesso da metodologia. São eles:
Chave 1:
Estruturas de Aprendizagem
Chave 2:
Grupos Cooperativos
Chave 3:
Gerenciamento
Chave 5:
Identidade do Grupo
Chave 6:
Habilidades Sociais
Chave 7:
PIPA
Chave 4:
Identidade de Sala de Aula
A parceria educacional entre Kagan Brasil e Kagan Publishing & Professional Development está há mais de 10 anos entregando soluções para a formação de educadores na metodologia de Aprendizagem Cooperativa no Brasil. A empresa Kagan Publishing & Professional Development é sediada nos Estados Unidos e está presente em países como Índia, Espanha, Bélgica, Reino Unido, China, Austrália, Dinamarca, Coréia do Sul, África do Sul, entre outros.
A experiência de utilização do programa ao redor do mundo tem comprovações de melhoria no desenvolvimento pleno dos alunos, atingindo especificamente o desempenho escolar e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, oferecendo assim, melhoria nos índices educacionais com a formação e atualização profissional dos educadores.
As atividades desenvolvidas em sala de aula com foco na interação estruturada possibilitam a melhoria no desempenho escolar de todos os alunos e oferecem experiências para o desenvolvimento social, psicológico e cognitivo.
A metodologia de Aprendizagem Cooperativa se baseia na cooperação e no trabalho em equipe estruturado, valorizando a diversidade entre os vários grupos escolares e garantindo a participação ativa dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Os formadores internacionais passam por um rigoroso processo de aprovação para se tornarem aptos a entregar o produto em seus respectivos países, onde a empresa parceira é a única referência de entrega da metodologia Kagan.
Formadores
Certificados
Andressa Dozzi Tezza
Professora, palestrante, Apple Teacher e APL. Especialista em Metodologias Ativas para a Educação – PUC/Minas. Formada em Letras – Tradutor e Intérprete – Universidade Metodista de São Paulo e formadora Internacional certificada em Cooperative Learning (Aprendizagem Cooperativa) e Brain-Friendly Teaching (Ensino baseado no funcionamento do cérebro) pela Kagan Publishing & Professional Development – Orlando/EUA.
É Educadora Parental certificada em Disciplina Positiva. Cursou Neurociência Aplicada às Práticas Pedagógicas na PUC-SP, Prevenção e Intervenção em Violência Escolar na Universidade de Columbia – NY/EUA e Neurociência na Educação no Instituto Conectomus.
David Berto
Professor, Apple Teacher e APL. Mestrando em Educação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), em Santander, Cantábria – Espanha. Graduado em Letras pela Faculdade Anhanguera de Taubaté/SP, possui MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.